Avalia os valores correspondentes à quantidade e distribuição percentual das mais diversas células do sangue, do valor da hemoglobina e dos chamados índices hematimétricos.
Os exames bioquímicos são medidas objetivas do estado nutricional e são usados para detectar deficiências subclínicas e para confirmação diagnóstica.
Capaz de detectar problemas como distúrbios menstruais ou da tireoide com exatidão. São medidos os níveis de hormônios como FSH, LH, prolactina, estrógenos, progesterona plasmática, T3, T4, TSH e testosterona.
Estudo do sistema imunológico e das doenças decorrentes de alterações no seu funcionamento, que podem ser classificadas em três grandes grupos: imunodeficiências, alergias, e doenças auto-imunes.
Análise de seres como fungos vírus, protozoários e bactérias nas amostras coletadas, onde serão medidos a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos.
São exames necessários para procurar a presença de parasitas no corpo humanos. Parasitas são pequenos seres vivos que retiram de outro ser vivo seus substratos para sobreviver, sendo encontrado em diversos animais e também no homem.
É um tipo de exame que avalia a função renal, e o exame de urina, é dividido em três fases: Características físicas da urina, pesquisa química e Sedimentoscopia.
São substâncias que podem ser encontradas no corpo, normalmente no sangue ou na urina, e podem ser utilizados para ajudar a diagnosticar o tipo de câncer, e, em alguns casos, para monitorar o tratamento.
É um exame obrigatório para todos os recém-nascidos, e consiste em obter e analisar uma amostra de sangue do recém-nascido, a fim de detectar doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas.
Exame utilizado para detecção de drogas, é possível pesquisar essas substâncias em diversas matrizes biológicas, tais como sangue, urina ou cabelo.
É a avaliação macro e microscópica de tecidos e células de um paciente, é possível identificar os aspectos anátomo-patológicos do tumor e informações que determinam o perfil da doença, seu tipo histológico, grau de malignidade e prognóstico.
Baseia-se na identificação de porções do cromossomo Y em células fetais na circulação materna pela técnica de PCR em tempo real. É indicado para gestantes que desejam saber o sexo fetal precocemente. O teste é 99% sensível a partir da 8ª semana.
De acordo com a Lei 13.103, sancionada em 2015, os condutores habilitados nas categorias C, D e E devem realizar o exame toxicológico, exercendo ou não atividade remunerada, além dos procedimentos comuns adotados por qualquer motorista na renovação da CNH.